top of page
  • Foto do escritorElisa Ferreira Silveira Ninis

Você é uma pessoa de muitos interesses?

Bem, eu sei que sou.

Oi, meu nome é Elisa Ninis e eu sou modelo, produtora executiva, escritora e (com muito estudo, em breve) contadora pública. Uma pessoa criativa de múltiplos interesses ou multipotencial. Leia esse artigo do Medium da Lua Na e volte pra me dizer se você agora tem certeza que é ou não.

Meus hobbies são ver vídeos sobre moda histórica e um pouco de corte e costura. Também bordar em ponto cruz (minha forma favorita de presentes pessoas próximas), customizar algumas peças de roupa, acompanho muitos canais de receita e de alguns anos para cá fiz uma curadoria de 100 receitas com tofu . Sou apaixonada pela cor verde, quase marca registrada. Sinceramente, não entendo como e nem porquê eu deveria me contentar com só uma dessas coisas, sendo que demorei tanto tempo para aprendê-las, e como é o caso de produção, demorei tanto tempo até mesmo para conhecê-las.


No entanto, por vivermos em um mundo materialista e precisarmos de capital para até mesmo suprir as necessidades mais básicas como tomar água e comer, e já que disso derivam as expectativas geracionais de cada vez mais arrumar empregos melhores em termos de formalidade e remuneração,

então assim como qualquer pessoa fadada ao trabalho, em casa e pela família a represália por gostar de várias coisas ao mesmo tempo e a pressão de escolher apenas uma coisa (sempre a mais formal) para se dedicar única e exclusivamente pelos restantes 50 anos de sua vida de trabalho é imparável.


Conheci recentemente, ainda agora em 2024, o conceito de pessoa de múltiplos interesses e como isso me descreve plenamente. Quero aprender mais e mais sobre isso para me tornar não apenas uma pessoa mais entendida de si, mas para trazer mais qualidade de vida e ser capaz de corresponder às minhas próprias expectativas.

Foi através desse vídeo que muitas coisas passaram a fazer sentido. Nele a criadora Darya Karenski resume os pontos mais importantes do livro Refuse to Choose da autora Barbara A. Sher. Quando financeiramente viável, o lerei na íntegra.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção é a fala explícita de como

escolher apenas um dos interesses, para uma pessoa criativa com múltiplos desses, é simplesmente inviável.

E é mesmo. Não consigo nem nunca consegui me imaginar gostando de apenas uma coisa, de me dedicar única e exclusivamente àquilo. Pode ser que eu passe cinco dias na semana sem bordar, mas nos finais de semana meus dedos coçam para pegar uma etamine e furar vários pontinhos, traçando as casas e dando vida às receitas.


Posso passar três meses estudando apenas produção executiva, mas ao final desse período vou querer estudar contabilidade. E quando estiver estudando contabilidade, metade do meu dia vai ser preenchido com estudos e treinos de modelo. E sempre, lá no fundo, reservada por uma horinha do meu dia, estarei escrevendo ou pesquisando para escrever.

Por isso, esse outro vídeo, de uma autora, contando como ela faz para categorizar e separar seus interesses me foi também tão tocante. Tenho até um post-it na parede com as categorias que acredito serem assim no momento (elaborado depois de duas páginas de um esboço, e uma página de resumo, depois um parágrafo e finalmente quatro quadradinhos).

  1. EMPREGO: aquilo pra me trazer dinheiro. Concurso público Modelo (agradecimento à mestre Bianka Miazzi)

  2. CARREIRA: aquilo a que me dedicar e depositar minha criatividade. derivam da vocação. Produtora Executiva de audiovisual Escritora

  3. HOBBIES ou PASSATEMPOS: fazer pra mim e ser feliz Ponto cruz Moda histórica Anime

  4. VOCAÇÃO: aquilo que meu coração manda. Contar histórias para veganizar o mundo

Deve ser mania de quem se mete a escrever, acreditar que vai mudar o mundo e viver para sempre. Nosso horror é a sociedade do espetáculo e esse consumo desenfreado.

Já disse e reitero, a moda de subculturas vai salvar o planeta.

Ou pelo menos a indústria da moda. A


[FIM DA PUBLICAÇÃO]


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page